Os criciumenses da Padresitos trazem um ritmo irreverente e peculiar em adicionar o emblemático som da gaita de boca ao rock. Criada em 2003, a banda surgiu no seminário Rogacionista Pio XII na cidade de Criciúma/SC, dentro do movimento de renovação carismática da igreja católica, consolidados a vocação sacerdotal desperta então o interesse fora do meio religioso, e o que à 3 anos antes era apenas um sonho, torna-se realidade: a formação de uma banda de rock. 

O nome da banda não é apenas uma questão de batismo. É, principalmente, uma questão de marca. "Padresitos, é uma combinação de uma ideia sugerida por um professor de espanhol chileno, Juan Onofre Cruz Quiroz, a inspiração veio numa espécie visão de "Projeto de padres, ex-seminaristas que desistiram da doutrina santíssima trindade, para adotar a oração do rock 'n roll, e assim passam a receber tal alcunha. 

INTEGRANTES DA BANDA PADRESITOSMisturando o folk, rock progressivo, e hard rock, com o passar dos anos, novas sonoridades brasileiras foram sendo adicionadas a toda mistura da Padresitos, cria-se um novo subgênero, o "sacrorock". A trupe do internato, formada por Messias Fernandes (voz), Diego Bif (guitarra e gaita), Douglas Bif (contra-baixo), William Dalmolim (guitarra), e Jonas Dalmolim (bateria), do qual não é a formação original, mas consistem em ter a mesma garra e união inicial, percorrem no meio musical trazendo inovação ao rock dos dias de hoje. 

Após o debut, um evento da faculdade em 27 de setembro de 2003, comemoração ao dia internacional do turismo, na casa da cultura da cidade de Içara/SC, primeiro show da então formada Banda, o que antes foi um projeto, oficialmente nasce a Padresitos; em 2013 lança o primeiro álbum, intitulado "Sacroroque" com 7 músicas de composições próprias, a Banda Padresitos trabalha agora na divulgação do projeto "Gesto sincero", segundo disco, que será lançado ainda este ano, e já lançada o single "Na ponta dos pés". 

A Banda começa um extenso e prazerosa transformação de identidade visual, projetos socioculturais, e amadurecimento de projetos engavetados. Apesar de todo reconhecimento e crescimento durante os 14 anos, o objetivo do grupo continua o mesmo dos primeiros ensaios: fazer rock com qualidade levando uma mensagem positiva, de respeito ao próximo, aprendizado e paixão à música.

Padresitos, trouxe uma sonoridade mais moderna e um conceito artístico tão contundente, que faz com que o trabalho transcenda as barreiras, muitas vezes preconceituosas, do rock nacional. 

A música nos move, o Rock and Roll é o combustível.